A Costa Amalfitana não é somente mar de águas transparentes. É também lugar de trilhas com paisagens incríveis! A que escolhemos fazer foi a mais longa, mais alta, mais cansativa e mais recompensadora: Il Sentiero degli Dei, ou o Caminho dos Deuses.

A trilha é chamada assim porque foi proejtada na parte mais alta da costa, perto das nuvens e dos deuses. Era a antiga e única rota utilizada pelos fazendeiros locais para fazer troca de mercadorias que chegavam no porto de Amalfi. Hoje existem estradas asfaltadas para percorrer essas distâncias, mas ainda assim o caminho vale pela beleza e pela altura. É fácil de percorrer e com bem sinalizada.

São vários os pontos de partida e chegada, e, pesquisando, decidimos fazer o que consideramos ser o mais acessível e com melhores panoramas, evitando longas subidas. Então, saímos de Bomerano para chegar em Nocelle. Neste percurso caminhamos aproximadamente 8km em 4 horas. Pode-se fazer tranquilamente em menos tempo, mas paramos bastante para fotos e para comer.

sentiero-1

Bomerano fica em Agerola (pronuncia A-djé-ro-la), a mais alta das comunas da Costa Amalfitana (+/- 640m acima do mar). Para chegar lá, de Positano, pegamos 2 ônibus pela manhã: o primeiro no Bar Internazionale com destino à Amalfi e, depois, um ônibus para subir até Bomerano. Compramos o bilhete de 90min no próprio Bar Internazionale por 3€ e foi o tempo certo gasto neste trajeto. O passeio de ônibus já é de tirar o fôlego! A estrada é super estreita, bastante sinuosa, e alta, bem alta! – Aplausos para os motoristas! – É possível ver algumas praias “escondidas” e saber o nome para conhecer depois (no verão é ainda mais fácil encontrar essas praias, basta prestar atenção ao aglomerado de carros parados no meio da estrada e, quando olhar lá para baixo, descobrirá a praia). DICA: ao chegar em Bomerano, compramos água, pão (qualquer pão na Itália é bom, impressionante!) e uma mozzarella típica dessa região chamada fiordilatte. A própria vendedora foi muito gentil ao cortar o pão em fatias iguais às da mozzarella.

No comecinho da trilha, passamos por algumas plantações de uvas, amoras, tomates, hortaliças, e as cores saturadas eram quase um convite ao furto! Acompanhavam aromas de manjericão e orégano, e mais uvas, muitas delas. A região também é conhecida pelo vinho que produz.

sentiero-6

sentiero-10

sentiero-3

Toda a caminhada é bem tranquila, com variações de terreno entre terra batida e pedras, alguns aclives, mas a maior parte de descidas. Não é preciso guia, basta seguir as pedras sinalizadas com tinta branca e vermelha. Em um determinado ponto há uma fonte de água em um desfiladeiro estrategicamente lindo! Essa fonte marca a divisão do caminho entre Praiano (outra comuna e ponto de partida/chegada da trilha) e Nocelle. Devidamente reabastecidas, seguimos para Nocelle.

sentiero-4

sentiero-5

sentiero-8

sentiero-7

sentiero-13

Mais uns passos adiante, ao longo do caminho, existem espalhadas algumas mesas como boa opção para um pic-nic. Sentamos em uma delas e saboreamos nosso delicioso sanduíche de fiordilatte.

sentiero-16
Nossa mesa de pic-nic.

sentiero-14

sentiero-12 sentiero-17

sentiero-15

sentiero-19

Ao chegar em Nocelle você é recebido por um túnel de videiras, com uma luz linda em meio às sombra das folhas no cair da tarde. Nesse ponto já está quase no fim da trilha. Se estiver cansado, pode pegar um ônibus em Nocelle até Positano. Se quiser continuar caminhando, pode descer cerca de 1.500 degraus até Arienzo e seguir 1km pela estrada SS163 até o centro de Positano. Se quiser aproveirar o mar que desejou durante horas pela trilha, atravesse a estrada desça mais 300 degraus até a praia de Arienzo, de águas cristalinas. Esta foi a nossa opção, já estávamos de biquini, prontas para um tchibum recompensador! Da praia, pegamos uma lancha-táxi e voltamos para Positano.

sentiero-18

sentiero-21

sentiero-20

sentiero-22
Spiaggia Arienzo

sentiero-23

sentiero-25
Volta de lancha-táxi para Positano.

A trilha é linda o tempo inteiro, mas é bom ir preparado. Tênis, chapéu, água e protetor solar são essenciais. E, claro, câmera fotográfica!

ATENÇÃO: Esta trilha pode não ser recomendada para quem sofre de vertigem.